Algumas das imagens contidas neste blog foram extraídas de diversos sites da web. Outras assinadas foram feitas por mim. Se vc souber ou for o autor de alguma imagem, por favor me avise para que eu possa dar os devidos créditos

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Abandono e Maus tratos contra animais é crime!

Amigos, o texto postado abaixo eu já conheço a muitos anos, mas toda vez que leio eu choro, me dá uma dor no peito, chega até a doer na alma. Será que existe um ser vivo que não sinto pena desses pobres seres que vivem a perambular pelas ruas,avenidas, ladeiras e becos? Tentando apenas sobreviver! Inevitavelmente uma população que não pode abrigar mais animais se torna indiferente – como mecanismo de defesa – diante da dor do animal Eu qtas vezes passo por um bichinho abondanado, com un nó na garganta, mas sem coragem de olhar nos olhos.Pois me sinto impotante diante daquela situação. Tenho 5 cachorros, 2 deles adotados, claro que por mim adotava mais uns 10, não posso, e mesmo se o fizesse, o problema continuaria perambulando sem rumo, e cruzando comigo em cada esquina. Tento simplesmente fazer a minha parte, mas sonho o dia que não mais irei deparar com esse sofrimento As pessoas se acostumam a ver animais de rua doente, fracos, perdidos, abandonados, atropelados ou mortos. Também se acostuma a ver caixas com filhotes, abandonados à própria sorte. O processo de desvalorização da vida animal se agrava com a reposição permanente de gerações que nascem e morrem em cada etapa reprodutiva. Os filhotes em numero excessivo permanecem sem ser vermifugados, sem ser vacinados, sem ser esterilizados, porque não tem “valor”, já que são facilmente substituíveis. As ONGs confundem seu papel, tentam substituir o Estado e acabam desgastadas e criando inimizades com o governo e a comunidade. As campanhas de conscientização baseadas na educação discursiva não conseguem penetrar na consciência coletiva, porque exigem do cidadão uma capacidade de reação que escapa aos seus padrões culturais e as suas possibilidades econômicas. A MENSAGEM SE DILUI porque a família é incapaz de resolver os problemas que extrapolam sua capacidade. Qual a solução??? Além de continuar com a conscientização, é preciso: Esterilização, A esterilização, com os seus efeitos saudáveis sobre a vida dos animais, que proporciona uma maior longevidade detém imediatamente a reposição de exemplares.A política de controle ético da população animal administrada pelo estado e com critério epidemiológico logo reduz a super população, já que demonstrou ser um método correto e eficaz. Por ser uma política preventiva também reduz o orçamento destinado ao controle populacional no futuro. Alem de alcançar o impacto populacional desejado os filhotes abandonados rapidamente absorvidos pela comunidade. Temos que reverter o processo, agilizar etapas e acelerar mudanças culturais. Governar é educar e governar educando com o exemplo é a arma mais poderosa. Desta maneira, todo o programa é um ato de aprendizagem. Não se faz necessária uma campanha confessional de conscientização, uma vez que o exemplo é a melhor maneira de se exercer influencia. A população copia esse padrão no trato com os animais. De repente a existência de um animal ferido ou enfermo na via publica se torna inaceitável. As ONGs cumprem o papel para o qual foram criadas. A MENSAGEM PERDURA, cria habita. O habito com o tempo se transforma em lei social. As leis sociais criam uma nova cultura. Claro que isso leva tempo, mas temos que começar já, qto antes começar, mais rápido virá a solução. Por que não???? A única coisa que pedimos é DIGNIDADE para os nossos irmãos de quatro pata!!!! Eles não sabem se defender e então somos nós, eu vc, seus filhos, amigos e vizinhos que temos que lutar pelos seus direitos!!!! "Tome partido. Neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. Silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado"- Elie Wiesel

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores